Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Bem conviver - cultura de paz

Foto: Bem conviver - cultura de paz
Bem conviver - cultura de paz

O projeto nasce com a missão de contribuir com as Escolas da Rede Estadual de Ensino, de modo preventivo, através de Ações Educacionais Complementares com temas transversais que possam ser desenvolvidos na comunidade escolar, fomentando a Cultura de Paz, ajudando a escola a trabalhar os temas como nos pede a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Art.26 § 9o Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e ao adolescente serão incluídos, como temas transversais, nos currículos escolares de que trata o caput deste artigo, tendo como diretriz a Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e o Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado. (incluído pela Lei nº 13.010 de 2014). E objetiva realizar encontros com professores, alunos e família da Rede Estadual de Ensino com temas transversais nos eixos Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saúde, para que sejam agentes multiplicadores.

É um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

O Programa Bolsa Família tem um papel fundamental em reforçar o acesso das famílias à educação, assistência social e à saúde, por meio de alguns compromissos, chamados condicionalidades. Na educação os responsáveis devem matricular as crianças e os adolescentes de 6 a 17 anos na escola; A frequência escolar deve ser de, pelo menos, 85% das aulas para crianças e para os adolescentes de 75%.

Para as situações em que as crianças ou os adolescentes tenham que faltar às aulas, é importante que a família informe o motivo na escola, que o marcará no sistema onde se registra o acompanhamento da frequência escolar, o Sistema Presença/MEC. Para isso, são disponibilizados 88 motivos no Sistema.

Clique aqui!