Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

TerPaz em Marituba completa um ano com mais de 29 mil atendimentos

21/08/2020 14h10 - Autor: Paulo Garcia 32 visualizações

No dia 21 de agosto de 2019 as ações do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) chegaram no bairro Nova União, em Marituba, marcando a entrada das políticas públicas de inclusão social no local. Segundo levantamento da Câmara Técnica Intersetorial da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), foram realizados 29.435 atendimentos em diferentes pontos, como escolas públicas, instituições parceiras, centros comunitários e na delegacia do bairro.

A moradora Iracema Monteiro relata mudanças no bairroFoto: Divulgação / SEACIracema Monteiro lembra muito bem como era o bairro antes dessa data. “Aqui era muito perigoso, a gente tinha medo de sair de casa devido a violência, não tínhamos acesso a ações do governo, era um bairro esquecido, mas desde o ano passado essa realidade mudou”, conta.

Nova União foi o terceiro território lançado pela Seac. Foram levadas ao bairro ações de 37 secretarias e órgãos parceiros, nas mais diversas áreas - saúde, segurança, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, empreendedorismo, cultura, esporte e lazer.

Nesse período, 1.259 pessoas realizaram cursos e oficinas ofertadas por diversos órgãos do Estado. Um dos cursos foi o de Formação de Agente Multiplicador em Educação no Trânsito, do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), que formou em Marituba, 249 novos agentes. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) também esteve presente, com a Oficina de Formação de Agentes Ambientais e a Oficina de Reaproveitamento de Resíduos, qualificando 255 pessoas.