Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Agosto Dourado: Bombeiros realizam campanha de doação de vidros em prol do aleitamento materno

21/08/2020 10h59 - Autor: Igor Luz 44 visualizações
Foto: Agosto Dourado: Bombeiros realizam campanha de doação de vidros em prol do aleitamento materno
Agosto Dourado: Bombeiros realizam campanha de doação de vidros em prol do aleitamento materno

Durante o mês de agosto, instituído (Lei Federal nº 13.435, de 12 de abril de 2017) como mês de incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará inicia uma campanha de arrecadação de frascos de vidro com tampa (vidro de maionese e café solúvel) utilizados no armazenamento do leite doado pelas mães doadoras do Banco de Leite Humano da Santa Casa (BLH). 

A campanha também é alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno que, este ano, traz o tema “Apoiar o Aleitamento Materno para um Mundo mais Sustentável”. Segundo Cynara Souza, nutricionista e coordenadora do BLH, “o leite materno não precisa de embalagem, portanto não gera lixo, produz benefícios para mãe, bebê e a família toda, além de promover a segurança alimentar das pessoas”, afirma a coordenadora.

O BLH Santa Casa também conta com a ação conjunta do Projeto Bombeiros da Vida no atendimento às mães e bebês internados na UTI neonatal da instituição. São os Bombeiros da Vida que realizam a coleta da doação de leite na casa das mães doadoras, estabelecendo um relação de confiança e gratidão. 

As equipes do Projeto realizam visitas semanalmente às doadoras onde entregam um kit contendo álcool em gel, máscara, touca descartável e os frascos de vidro utilizados na coleta. Além de ser também um ato de sustentabilidade, “o frasco de vidro que viraria lixo se transforma em solidariedade e proteção da vida”, destaca a cabo BM Carlena Figueiredo, coordenadora do Projeto. 

A cooperação entre o Corpo de Bombeiros e a Santa Casa completou 18 anos no início deste ano e tem sido fundamental para atender a grande demanda apresentada, e salvar a vida de milhares de bebês. Nos últimos 10 anos, os bombeiros já realizaram mais de 100 mil visitas às casas de mais de 27 mil doadoras de leite materno, coletou cerca de 42 mil litros de leite, o equivalente a oito tanques e meio de caminhões de bombeiros. Essas ações possibilitaram ao BLH atender 44.632 bebês internados na instituição.