Governador conclama municípios a fortalecer a educação paraense

11/07/2019 17h20 - Autor: 20 visualizações
Foto: Governador conclama municípios a fortalecer a educação paraense
Governador conclama municípios a fortalecer a educação paraense

Reverter os indicadores que colocam o Pará entre os piores estados da federação em educação pública do Brasil é um dos grandes desafios do governo do estado e dos municípios paraenses. Com essa afirmação o governador Helder Barbalho saudou prefeitos, prefeitas, secretários municipais de educação e convidados que participaram na manhã de hoje, 04, no auditório da Unama, em Belém, da Reunião de Gestão de Governo do Estado com Municípios.

O objetivo foi discutir, de forma compartilhada, soluções para a educação. Segundo o governador seria um equívoco o estado conceber uma estratégia educacional para avaliar a educação sem consultar os municípios. Mas, para ele, a meta de reverter os indicadores negativos precisa ser um compromisso de todos. “Não pode ser só discurso, tem que ter uma ação efetiva, uma ação compartilhada do Estado e e dos municípios”, destacou Helder.

Nesses seis primeiros meses de gestão, foi diagnosticada a realidade da educação e constatada a situação dramática de evasão escolar e reprovação em quase todas as avaliações. "Temos de enfrentar esses indicadores, reverter o diagnóstico e colocar o Pará num outro patamar de ensino", conclamou o governador.

A Seduc está empenhada em democratizar o debate da educação, a fim de estabelecer laços de colaboração com todos os agentes públicos. A Secretaria realiza desde maio Encontros Regionais para debater estratégia que cada região deve fazer para a educação. “Mas se não tiver decisão do prefeito, da prefeita, do secretário, não mudará em nada essa realidade”, ponderou Helder.

Para ele, o mais importante agora é não esperar a próxima prova do Ideb, pois esse compromisso é pra já. O governador também mencionou ações importantes a serem efetivadas nos próximos dias para ajudar os municípios no que se refere à merenda e ao transporte escolar. A intenção é depositar os recursos até 15 de junho. Além disso, o governador anunciou a reforma de 105 escolas neste mês de julho em quase 30 municípios do Pará. O Estado possui aproximadamente mil escolas, das quais 600 precisam de alguma reforma.

A secretária de estado de educação, Leila Freire, esclareceu que a reunião é a continuação do diálogo iniciado nos encontros regionais. "Agora é hora de pactuar esses compromissos com prefeitos e prefeitas. Sairemos daqui com o movimento Educa Pará, com o compromisso de que fora da escola não pode", resumiu. Durante a abertura do evento, Leila Freire apresentou os resultados dos Encontros Estaduais de Educação realizados nas regiões nordeste, sudeste, metropolitana e em Belém. O encontro ainda acontecerá em Breves e Altamira no próximo mês de agosto. Freire enumerou ao menos 14 desafios para garantir uma agenda de aprendizagem adequada, entre eles desenvolvimento humano, melhorar a proficiência e equilibrar a idade/série. “Queremos que cada regional possa estabelecer o que chamamos de agenda para aprendizagem no Pará, que não discuta apenas a rede estadual de ensino ou a rede municipal de ensino, mas que discuta a rede de educação pública no estado”, concluiu.

Prefeitos falam em desafio: Mais de 100 prefeitos e prefeitas participaram da reunião de gestão. Para eles, repensar a educação é desafiador frente a tantas outras demandas locais, mas reconhecem a necessidade de investir em ensino e reformas das escolas. Ronie Silva, prefeito de Benevides, destacou a importância que foi para o município receber a maior escola do município totalmente reformada.  “Ficamos muito felizes com a entregue da nova escola, é a maior da nossa região e se transformou em uma escola técnica, que era o sonho da nossa população”. O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, definiu a reunião como um passo inicial para juntar forças para melhor atender a crianças e adolescentes em fase escolar. “Temos que melhorar em muitos sentidos, mas esse é um passo para que possamos nos unir e que os estudantes possam receber a educação que lhe é direito”. O prefeito de Santarém e presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará, Nélio Aguiar, disse que é preciso reverter a realidade da educação, sem separar a rede estadual e municipal, e com o envolvimento de todos. “Municípios e estado sendo parceiros a tendência é só avançar”, considerou.

Atendimento: Durante a reunião a Seduc realizou mais de 200 atendimentos a prefeitos e técnicos municipais em diversas áreas de atuação da secretaria. A procura maior (mais de 100) foi por informações relacionadas à merenda e ao transporte escolar. Foram protocolados 60 termos de adesão dos municípios aos novos Programas de Transporte e Merenda Escolar. Em outro espaço da Unama a secretária adjunta de ensino, Ana Paula Renato, comandou um bate papo com gestores de USEs e UREs, chamando todos ao compromisso de elevar a taxa de aprovação, diminuir a taxa de reprovação e zerar a taxa de evasão.

Texto: Leidemar Oliveira

fotos: Rai Pontes