Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

REINAUGURAÇÃO EM MEDICILÂNDIA

11/07/2019 16h25 - Autor: 27 visualizações


O governo do estado entregou na tarde desta quarta-feira, 10, em Medicilândia, na região sudeste do Pará, a 13 escola reinaugurada somente este ano. O governador Helder Barbalho participou da cerimônia, juntamente com a secretária de estado Leila Freire, do prefeito Celso Trezeciak, e diversas lideranças políticas que acompanham a Caravana Por Todo o Pará, nas regiões sudeste e oeste do estado.


Com obra financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de mais de R$ 3,5 milhões. A reforma da Escola Estadual de Ensino Médio Francisca Gomes de Souza era aguardada com muita expectativa pelos moradores da cidade.


São 16 salas de aula recuperadas e com centrais de ar para maior comodidade de alunos e professores. Além disso, a escolas passa a ter novos equipamentos nos  Laboratórios de Informática e multimídia. 
A escola possui também a sala de Educação especial (AEE), quadra coberta, copa, banheiros, sala de diretores, sala de professores e muitos outros espaços pedagógicos.


O espaço físico está bem diferente do que era antes da reforma. A vice diretora, Grace Kuhn lembra bem dos transtornos vivenviados na escola. "A situação era bem precária, salas eram quentes, e os banheiros, insalubres. Agora está tudo limpo e organizado, é um sonho realizado", comenta.


O professor Irineu Souza leciona matemática  e química desde 2003 lembra com tristeza os momentos difíceis da escola. "Molhava tudo, e fazíamos revezamento das turmas, mas nunca perdemos a esperança, e por isso estamos muitos felizes com essa reforma", afirma.


Com 834 alunos a unidade de ensino é a única do município a oferecer ensino médio. A secretária Leila Freire lembrou o regime de colaboração  da unidade de ensino, que no turno da manhã oferta o ensino fundamental em parceria com o município. "Este governo quer que todas as crianças e adolescentes estejam dentro da escola aprendendo, se aperfeiçoando para ajudar o município a se desenvolver", disse Freire.


O governador Helder Barbalho afirmou que o Governo vem se esforçando para ter escolas de qualidade e dignas. Segundo ele, a meta é fazer com que a educação pública se requalifique. O Pará tem os piores indicadores de qualidade de ensino do Brasil. "Estou muito esperançoso que no próximo Ideb o Pará já apresente um melhor resultado  em relação ao que é hoje e para tanto, não mediremos esforcos", disse Helder.

 

Texto: Leidemar Oliveira

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará

Ascom/Seduc